segunda-feira, 27 de abril de 2009

Enfim Jerusalém (ou "A Grande Chegada")

Chegamos em Israel com grande euforia (apesar do extremo cansaço após a madrugada no avião e os dias tão exaustivos na Polônia).


Do aeroporto fomos ao Kotel, onde todos se emocionaram e puderam expressar essa emoção num lugar tão único e especial para o povo judeu.



Fomos então para Tayelet, lugar onde a vista enche os olhos, tomar café da manhã. Ainda passeamos pela Ben Yehuda e pelas ruas do centro para comprar souvenirs (pais: preparem-se novamente para as faturas dos cartões de crédito) antes de seguir para o nosso hotel.
Daí almoçamos e fizemos check-in para descansar, pois à noite é Yom haZikaron e teremos mais atividades. Agora é segunda-feira, são 9:45 na capital dos gaúchos e 15:45 aqui na Capital dos Judeus, Jerusalém.

9 comentários:

  1. Que emoção de vê-los em Israel!!!
    Abraços e beijos a todos!!
    Cecelo! Manda notícias!!!
    Mãe saudosa!

    ResponderExcluir
  2. EMOÇÃO DEMAIS É ACOMPANHAR TUDO E... AGORA AÍ EM IERUSHALAIM, ONDE MORAMOS UM TEMPO... NO KOTEL FOI DEMAIS VER A FOTO !!
    AÍ RAFA 9 MESES TU TINHAS E AGORA... 15 ANOS DEPOIS...APROVEITA FILHOTE !!
    BEIJÃO SAUDOSO,

    ResponderExcluir
  3. mais que um grupo uma grande familia. Apesar de parecerem com pouca idade, ao longo de toda viagem pela Polonia, souberam os momentos de brincar, momentos de esforcos para acordar cedo, sempre demonstrando muito vontade de aprender, porem mais importante de tudo, uma familia que soube respeitar e apoiar o amigo nos moemntos mais dificeis. POucos grupos atingem uma maturidade e um compromisso como este assumiu. Desejos a todos uma excelente viagem e que a licao aprendida na amrcha da vida possa ser transmitida para mias e mais pessoas em nossa comunidade. Bjos do sempre amigo Pato

    ResponderExcluir
  4. Meus filhos (permitam a intimidade que o Pato incentivou):

    Cada dia que passa, acho que me impressiono mais com o tamanho dessa "coisa" que vocês se meteram (nós, melhor dizendo). Não sei se aquele sobrevivente que começou isso tudo imaginou toda essa grandeza...
    Que sacada da organização: da morte e do sofrimento direto para o Kotel, o centro do centro do maior símbolo do judaísmo atual. Posso imaginar a emoção - já vivi isso.
    Como já previa, "o resto do serviço" começou a ser executado.
    Que bom saber, também do Pato, que vocês respondem e se comportam com a dignidade que a oportunidade merece.
    "Suguem" todo o mel que puderem encontrar.
    Obrigado pela emoção nossa de cada dia.
    Mauro Soibelman

    ResponderExcluir
  5. Caro mano Mauro, querida cunhada Liliana, querida prima Marisa/Marcelo, amigos de sangue Betinho, Leonardo e esposas, querida Ida Mariza, cara Paulete e outros conhecidos e desconhecidos. Hoje de manhã, quando tocou meu celular e ouvi: "Oi tio!! Tudo bom ?!", foi o início de uma grande emocão. A Isadora me contou que chegaram em Israel, que foram para o Muro direto do aeroporto e que depois foram a "Taielet" e para o centro de Jerusalém fazer compras.Queria abraca-la, beija-la de tanta emocao, mas tenho que me conter ate o fim de semana. Quando almocava no trabalho e pensava nessas queridas criaturas e na experiencia que estao vivendo, as lagrimas rolaram... e para dizer a verdade, ainda nao pararam. Enquanto escrevo, elas continuam rolando. Esse periodo entre Iom HaZikaron (Shoa) e Iom HaAtzmaut e um periodo de muita sensibilidade, emocoes. Passam na televisao e transmitem no radio depoimento de sobreviventes ( ainda existem... ), musicas e imagens tristes todo o tempo. E um "down" geral. Depois, vem Iom Hazikaron dos soldados e das vitimas do terrorismo. Outra vez depoimentos, historias, lembrancas... E depois termina com as festividades do Iom HaAtzmaut. Alegria total. Assim e o povo Judeu !!! A oportunidade que voces, pais, proporcionaram aos seus filhos e louvavel. E de um valor inestimavel. Eles vao receber uma carga de informacoes, emocoes, experiencias que de nenhuma outra forma poderiam receber em tao pouco tempo. Essa experiencia vai, sem duvida, torna-los mais gente, mais humanos, mais sensiveis. Eles vao contar para voces de primeira fonte que apesar de tudo o povo judeu vive, sabe ser e estar alegre, viaja, passeia, constroi cidades bonitas. ( Fiz um pequeno intervalo porque comecou o Iom HaZikron e a sirene tocou. Ficamos parados por 1 minuto )
    Meus caros, a emocao e grande. Um grande abraco para todos voces.

    Shalom.
    Edinho Soibelman

    ResponderExcluir
  6. Querida Paulete,
    so agora eu vi teu comentario dirigido a mim. Realmente e mais uma emocao "falar" contigo. A verdade e que e uma "explosao" de alegrias e emocoes tudo o que esta acontecendo. Ninguem como tu para saber o que e viver nessa terrinha. Beijos saudosos. Nao te preocupes, "HA BEN SHELACH BABAIT !!!" Edinho

    ResponderExcluir
  7. Acompanho a viagem com muita emoção. Imagino voces, que estão aí! Depois da Polônia, Jerusalém. Não podia se melhor. Continuem curtindo, chorando, rindo, aprendendo. As coisas que voces vivenciaram e verão ficarão introjetados pra sempre.Saudade, Dani.Abraços filho. Benjamin

    ResponderExcluir
  8. Meus queridos todos.....sempre amei escrever,já tentei várias vezes, mas a emoção e as lágrimas não estão me dando chance. De longe e e de coração tão perto, estou me permitindo viver cada momento de vocês e me dando conta que após 20 anos de minha conversão nunca me senti tão pertencente a esta comunidade que me acolheu com tanto carinho. Saber pela experiência de meu filho Lucas a certeza de que é possível viver a tristeza da dor e do sofrimento e a partir disto reerguer uma nação e fortalecer os inúmeros braços desta comunidade que vive uma cultura voltada para a paz,para o engrandecimento de um povo,para a liberdade,para a justiça é com certeza a maior justificativa para minha escolha há 20 anos atrás.Obrigado pela oportunidade de viver este momento com vocês e compartilhar desta emoção. Beijos com carinho Simone P. Cohen
    ***Meu querido Luquinhas,viva e se deixe viver...um grande beijo no coração,Mãe

    ResponderExcluir
  9. Edinho
    Nachon...
    A ben sheli ba aretz.
    Gam a lev sheli ba aretz.
    Lifamim ani choshevet she isharti et a nefesh sheli sham.
    Ze ma iesh
    Kacha a chaim.
    Aiti be Israel be 2007 e 2008.
    Chaval she lo nivgashnu!
    Então...
    Unidos mais uma vez através dos filhos , sobrinhos e netos.
    Através dos colegas do CIB e amigos dos filhos.
    Dos parceiros do futsal, dror, chazit e betar.
    Isso é a continuidade!
    Chag atzmaut meod sameach!

    ResponderExcluir