sábado, 25 de abril de 2009

Conhecendo um Pouco da Polônia

[Atenção: Este post foi originalmente postado na quinta-feira, 23/04]

Depois de visitar Lodz e conhecer a história desta cidade que reunia 230 mil judeus antes da guerra e seu trágico destino, fomos ao centro histórico Varsóvia e tivemos a oportunidade de passear um pouco e gastar nossos zlotys até aqui intocados (pais: preparem-se para as faturas dos cartões de crédito!).

É uma cidade muito bonita, destruída durante a guerra e reconstruída anos depois, com uma esplendorosa arquitetura e impressionante beleza, típica das antigas cidades européias.


[Centro Histórico de Varsóvia]

[Centro Histórico de Varsóvia]



Pawel, nosso guia polonês, pediu para que a gente não usasse roupas com bandeiras de israel ou inscrições em hebraico para não chamar a atenção. Por isso, alguns alunos vestiram suas roupas do avesso e o rabino Daniel, para cobrir a kipá, vestiu uma boina. Reparem como realmente não dá para dizer que ele é judeu...






Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer ao Fundo Comunitário esta oportunidade singular de, através de uma parceria com nossa escola judaica de Porto Alegre, poder oferecer aos nossos filhos toda esta emoção impar em suas vidas de reencontrar raízes, manter vinculos com nossos iguais de outras comunidades, partilhar sentimentos comuns e manter nossa memória recente viva e vibrante em nossos corações.É sem dúvida um grande passo na construção de um sentimento judaico em prol de nossa continuidade nesses adolescentes que guiarão nossa comunidade em um futuro próximo.
    Claudio e Simone Tetelbom, pais do Felipe Tetelbom e integrantes do grupo Dor Achshav POA

    ResponderExcluir