sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conhecendo a Vida

Hoje de manhã fomos ao antigo bairro judeu da Cracóvia, chamado Kazimierz, onde os judeus viveram por cerca de 600 anos, até o início da Segunda Guerra. Se ontem conhecemos o caminho da morte, caminhando por Aushwitz e Birkenau, hoje pudemos conhecer um pouco da vida - da florescente e rica vida judaica que se desenvolveu na Polônia durante séculos.

Lá, visitamos três sinagogas, cada uma especial e com uma história única. Entre elas, está a sinagoga do rabino Moses Isserles, o Remá, um dos mais importantes rabinos do mundo Ashkenazi e que viveu aqui no século XVI. Seus livros são lidos até hoje e suas opiniões sobre a lei judaica são levadas em consideração por quase todos os judeus ashkenazim no mundo.

Fomos também para o antigo cemitério da cidade onde visitamos os túmulos de personagens importantes da história judaica na Polônia. Pela primeira vez pudemos entender um pouco da dimensão da vida judaica que havia na Polônia e que se perdeu com o holocausto: Somente em Cracóvia haviam mais de 64.000 judeus (6 vezes mais que em Porto Alegre) - cerca de 1/4 da cidade - e que viviam aqui há mais de 600 anos (seis vezes mais que em Porto Alegre). Também em Varsóvia os números impressionam: antes da guerra, 1/3 da cidade eram judeus, cerca de 300 mil judeus. E tudo isso se perdeu. Mais de 3 milhões de judeus viviam na Polônia - uma comunidade com cerca de 800 anos, hoje são cerca de 4 mil judeus no país. É impossível compreender tudo o que se perdeu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário